A competitividade do mercado exige um movimento contínuo para chamar a atenção de profissionais em destaque no mercado. Os maiores desafios para um gestor de RH podem ser considerados a atração de talentos e a redução de turnover.
O processo de promoção da imagem de uma empresa, pode diminuir consideravelmente os custos decorrentes da contratação e capacitação de novos funcionários. Uma organização é tida como referência quando o assunto é um bom lugar para se trabalhar, ajudando os gestores de RH.
Mas a final, o que é marca empregadora?
Conhecido como employer branding, em tradução para o português: marca empregadora, é um conceito bem difundido em outros países, mas no Brasil, ainda é novo.
Marca empregadora é um marketing institucional com o objetivo de despertar a vontade das pessoas em trabalhar na empresa. É uma ferramenta importante para captação de talentos, ajudando inclusive o setor de recrutamento e seleção a ter mais opções na hora de recrutar os melhores profissionais.
Se tornar uma marca desejável envolve vários setores de uma organização. É um processo contínuo, onde é preciso medir constantemente o desempenho e ajustar atividades e estratégias para melhorar as ações desenvolvidas.
No mercado atual, vemos o aumento do grau de escolaridade dos profissionais, os talentos se tornam mais críticos em relação às empresas para as quais trabalham. Não são mais as organizações que escolhem seus talentos, mas sim os profissionais que escolhem as empresas nas quais querem atuar. Por isso, a importância de se construir a imagem de uma marca empregadora.
Como me tornar uma referência no mercado?
Implementar a chamada marca empregadora com sucesso exige planejamento. Isso garante que ele não seja mais uma iniciativa implantada com impulso e abandonada por não alcançar o resultado esperado rapidamente. Uma boa estratégia de marca empregadora envolve a comunicação integrada, com um espaço dentro do site destinado à carreira, trabalho contínuo nas redes sociais, canais de vídeos com conteúdos relevantes e outras formas de comunicação institucional.
Dica: Conhecer a cultura que norteia a sua empresa é muito importante para estabelecer uma marca empregadora coerente. Se você quer saber mais sobre cultura empresarial? Clique aqui.
Quer saber mais sobre marca empregadora e outros conteúdos de RH? Acompanhe nossas redes sociais.
Seja o primeiro a comentar