Você sabe o que é Fit Cultural?
A junção de todos os funcionários de uma empresa resulta na cultura organizacional da mesma. Porém, para que haja esse conceito, precisamos garantir que todos operem na mesma frequência, cada um com sua personalidade.
O fit cultural, é o alinhamento que um colaborador tem, além de soft skills e traços de personalidade, com os valores da cultura e com a missão da empresa. Ao considerar esses elementos, você consegue encontrar candidatos com maior probabilidade de motivação, envolvimento e permanência na organização.
O resultado dessa avaliação, no futuro, serão colaboradores que não apenas pode ter um rendimento acima da média, mas também atuar de maneira mais inteligente, tomando decisões que beneficiarão tanto a empresa, quanto à própria carreira. Por isso, quanto melhor a adequação cultural entre candidato e empresa, mais forte será a relação, o envolvimento e o rendimento de ambos.
Como realizar a análise de Fit Cultural?
Após conhecer bem a própria cultura da empresa, é preciso criar maneiras de acessar esse conteúdo nos candidatos, abrindo canais de diálogo que permitam um conhecimento mais profundo sobre suas características pessoais.
Por isso, é essencial realizar uma entrevista, e elaborar as melhores perguntas, principalmente aquelas situacionais que extraem valores, padrões de pensamento e comportamento da forma mais natural possível. Busque perguntas que exigem além do tradicional “sim ou não” como respostas, perguntas que revelem as diversas opiniões a respeito de situações que você considera importante para a organização.
Exemplos de perguntas a serem aplicadas:
- Quais dos principais valores de nossa empresa você mais se identifica? E o que menos se identifica?
- Qual foi o último livro realmente ótimo que você leu?
- Que música descreve melhor a sua ética como uma pessoa no trabalho?
Diante dessas situações, é possível observar que há características que vão além da capacidade técnica de um candidato, todas elas são capazes de fornecer dados para a análise do fit cultural. É essa a visão de um recrutamento que conhece a própria cultura organizacional.
Além disso, é válido inserir no processo seletivo atividades e dinâmicas em grupo, onde é possível avaliar como os profissionais se portam em situações específicas, que simulam os obstáculos que eles encontrarão no dia a dia de trabalho. Por envolver vários candidatos ao mesmo tempo, é a estratégia ideal para analisar características como trabalho em equipe, respeito aos colegas e aceitação da diversidade.
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