A gestão estratégica de Recursos Humanos se explica por um conjunto de práticas adotados por esse setor para desenvolver e engajar o capital humano da empresa, que é o seu maior patrimônio. O setor de recursos humanos deve estar em constante evolução, e apesar de realizar atividades extremamente burocráticas, a estratégia pode ser tornar decisiva e direcionar a atenção para as necessidades dos colaboradores.
O que é gestão estratégica de recursos humanos?
A gestão estratégica de recursos humanos é o planejamento que alia os objetivos da empresa com os dos colaboradores, para que esses mantenham uma alta produtividade. Para que a gestão de RH seja considerada estratégica, ela deve ser proativa, e suas decisões devem ser pensadas para o futuro e nas necessidades dos colaboradores.
Esse é um desafio que busca alinhar os projetos da organização para que todos trabalhem e caminhem na mesma direção. Diante disso, gestores e demais profissionais de RH devem ser capazes de estimular os colaboradores a ajudar no alcance dos objetivos corporativos. Portanto, todas as ações tomadas em uma gestão estratégica de recursos humanos têm como alvo alinhar metas. Além de promover o fortalecimento e crescimento tanto dos colaboradores quanto da empresa.
Hoje, os principais desafios da gestão estratégica de Recursos Humanos são:
- Humanizar a relação com a equipe;
- Lidar com o conflito de gerações;
- Preparar as lideranças;
- Implementar novos sistemas;
- Reter talentos.
Reconhecer os principais desafios da gestão estratégica de recursos humanos é o primeiro passo para conseguir superá-los, e para beneficiar a empresa e os colaboradores por meio de práticas estratégicas, o RH pode se valer do uso de tecnologias, como softwares e sistemas que automatizam tarefas mais burocráticas. A utilização dessas ferramentas possibilita aos colaboradores serem felizes com seus empregos.
Esses são alguns exemplos de ferramentas que podem ser utilizadas:
- mapeamento de perfil comportamental;
- armazenamento de informações na Nuvem;
- controle de processos;
- gestão de tarefas;
- gestão de talentos;
- pesquisa sazonal.
A gestão estratégica de recursos humanos é aquela vista como parceira da empresa e dos colaboradores. É importante validar qual ferramenta é melhor para o momento da empresa, pois elas atuam de maneira ativa na gestão estratégica para determinar as melhores práticas e ser capaz de equilibrar os interesses de todos. Além disso, as tomadas de decisões e demais iniciativas acompanham o planejamento da empresa para garantir um futuro forte e lucrativo.
E na sua empresa, já existe uma gestão estratégica de recursos humanos? Deixe seu comentário e até a próxima!
Seja o primeiro a comentar